AMIZADE

No universo de nossos relacionamentos, existem grupos de pessoas muito especiais. Geralmente, são grupos reduzidos, compostos por indivíduos dotados de qualidades natas, cujo aperfeiçoamento, não se adquire nas universidades. Forjam-se lentamente, nas ações e nos gestos diários, que lhe são peculiares e se avolumam, tornando-se robustos e praticamente, indestrutíveis.

São criteriosamente selecionados e aprovados, mediante rigorosos testes, nos quais não existem notas intermediárias. O veredito da avaliação termina sempre com a chancela de aprovação ou reprovação. Não existe meio termo, nem direito a prova de recuperação.

As pessoas que participam desses grupos, quando inquiridas, não se omitem. Mesmo que façam ressalvas, emitem pareceres sempre favoráveis! Porém, ao contrário do que possam sugerir, neste caso, a opinião favorável não se confunde com julgamento tendencioso e protecionista. Trata-se de uma cumplicidade sadia e genuína, fundamentada na confiança e no respeito.

São pessoas, cujas relações são dotadas de uma certa "cumplicidade"! Sua presença é sempre importante! Sua ausência é sempre sentida! Delas, geralmente, nunca se tem cobranças, nem julgamentos, e nem tampouco condenação! Nas horas tristes, são elas que consolam com suas palavras, com seus gestos, com seus abraços!

Quando não têm o que dizer, seu silêncio é confortante! Quando não podem abraçar, seus olhares acalmam! Nas horas felizes, são delas os abraços mais calorosos! 

Esses grupos tão distintos, situam-se na prateleira mais alta de todas as classificações!

A palavra que os define, não admite variação de grau. Embora muitos o façam, ela é por si só, elucidativa e deve ser taxativa. Porque todo amigo é grande!

Ninguém diz que tem um pequeno amigo. Então, não há motivos para dizer que tem um grande amigo. Amigo é amigo! ponto.

 

José Assunção da Silva

Comentários

  1. Foram 7 anos de convivência profissional, mas com certeza posso te chamar de AMIGO. Sinto falta de nossas conversas, das preferências musicais "discutidas" em retornos intermináveis no trânsito!!!
    Saudades de um tempo que já passou e que podemos viver!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá. Estou feliz que você tenha me encontrado. Se você gostou do conteúdo, me ajude a divulgá-lo. Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Discurso da terceira idade

O Poeta, a poesia e os críticos.