ESTADO DE ESPIRITO

  1. Hoje acordei tonto, tontinho como se tivesse bebido a noite toda! Que desperdício! Eu não bebi. Gastei um bônus de tontura, sem ingerir uma gota de álcool! Ao contrário, fiquei tonto por não beber. Deliberadamente, abandonei o copo com água e desprezei o comprimido contra hipertensão. Pensei que podia arrancá-lo do meu convívio, ser livre! Perdoe-me, meu diurético, meu equilíbrio! Sem você, fico tonto, desequilibrado! Melhor assumir essa relação!

    Alguns dizem, que ser velho é uma questão de estado de espírito. Balela. O tempo não perdoa. Eu posso querer não envelhecer. Mas como não envelhecer e viver? Como viver e não envelhecer? Manter o espírito jovem? Como é isso? Será que meu espírito pode ser mais jovem que o meu corpo? E se for, será que um espírito jovem vai querer acompanhar um corpo velho?

    Entre os casais com grande diferença de idade, pode existir uma relação de amizade, pode haver compreensão e tolerância, pode até haver carinho, mas não haverá compatibilidade! Um corpo jovem requer movimento, desafios, adrenalina, agitação... O velho quer sossego, segurança, descanso, calmaria...

    Não tem mágica. Não pode haver compatibilidade entre a juventude e a velhice! Não no mesmo corpo. Então vamos encarar os fatos. Deixe o corpo velho acompanhar espírito velho e a velhice será calma.

    Acostume-se com os cabelos brancos, com os passos lentos, com os lapsos de memória... Às vezes podem até ser engraçados. Quando forem engraçados, sorria, dê gargalhadas...

    Depois procure um médico. Ele poderá ajudar sem fazer uma piada de mal gosto, porque sabe que também, um dia vai envelhecer!

     

    José Assunção da Silva 






    Comentários

    1. Eu ainda acredito na juventude do Espírito, quando nos mantemos ativos, mesmo mais lentos. Um espírito alegre que ama a vida e respeita seu curso natural!

      ResponderExcluir

    Postar um comentário

    Olá. Estou feliz que você tenha me encontrado. Se você gostou do conteúdo, me ajude a divulgá-lo. Obrigado!

    Postagens mais visitadas deste blog

    Discurso da terceira idade

    O Poeta, a poesia e os críticos.